Autorretrato: quem sou ...
"Sou, então, pintura"!?
“Autorretrato é uma forma de registro em que o modelo é o/a próprio/a artista". Ele pode ser feito sob forma de desenho, pintura, gravura, descrição escrita ou oral. Um dos seus objetivos é uma caracterização que seu/sua produtor/a faz de si mesmo/a.
O ato de autorretratar-se pode ocorrer sob diferentes formas de linguagem. Leia os textos e vejam as imagens abaixos, verificando como os artistas se retrataram. Verifique nas produções como os artistas expressaram, como estão expressos os aspectos relativos à aparência física, psicológica da pessoa, bem como onde é retratado aquilo que eles acreditam demarcar mais a sua personalidade.
O ato de autorretratar-se pode ocorrer sob diferentes formas de linguagem. Leia os textos e vejam as imagens abaixos, verificando como os artistas se retrataram. Verifique nas produções como os artistas expressaram, como estão expressos os aspectos relativos à aparência física, psicológica da pessoa, bem como onde é retratado aquilo que eles acreditam demarcar mais a sua personalidade.
AUTO-RETRATO (Manuel Bandeira)
Provinciano que nunca soube
Escolher bem uma gravata;
Pernambucano a quem repugna
A faca do pernambucano;
Poeta ruim que na arte da prosa
Envelheceu na infância da arte,
E até mesmo escrevendo crônicas
Ficou cronista de província;
Arquiteto falhado, músico
Falhado (engoliu um dia
Um piano, mas o teclado
Ficou de fora); sem família,
Religião ou filosofia;
Mal tendo a inquietação de espírito
Que vem do sobrenatural,
E em matéria de profissão
Um tísico profissional.
|
O AUTO-RETRATO (Mário Quintana)
No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...
às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...
e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco -
minha eterna semelhança,
no final, que restará?
Um desenho de criança...
Terminado por um louco
|
RETRATO(Cecília Meireles)
"Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: Em que espelho ficou perdida a minha face?" |
AUTO-RETRATO (Fernando Pessoa)
Quando olho para mim não me percebo.
Tenho tanto a mania de sentir
Que me extravio às vezes ao sair
Das próprias sensações que eu recebo.
O ar que respiro, este licor que bebo,
Pertencem ao meu modo de existir,
E eu nunca sei como hei de concluir
As sensações que a meu pesar concebo.
Nem nunca, propriamente reparei,
Se na verdade sinto o que sinto.
Eu Serei tal qual pareço em mim?Serei
Tal qual me julgo verdadeiramente?
Mesmo ante as sensações sou um pouco ateu,
Nem sei bem se sou eu quem em mim sente.
|
Rembrandt |
Anita Malfati |
Guignard |
Rembrandt |
VigéeLebrun |
Tarsila do Amaral |
Atividade 1 - Autorretrato
Após leitura dos poemas apresentados acima e da análise dos autorretratos expostos, você cursista deverá autorretratar-se na forma de um gênero textual. Para isso, localize a caixa de texto na parte inferior desta página conforme a figura abaixo:
Em seguida, clique na caixa de texto (Digite seu comentário) e comece a falar de si destacando suas características físicas ou psicológicas ou ambas. Logo após a apresentação de seu autorretrato, assine seu texto colocando seu nome. Para enviar seu comentário você precisa selecionar o perfil Nome/URL ou Anônimo em Comentar como. Para finalizar clique no botão Publicar.
testando
ResponderExcluirO auto retrato de Fernando Pessoa eu me identifico muito com ele. Como ele se expressa . Mara
ResponderExcluirSou assim timida mais gosto muito de apreder com os outros coisas que me faz crescer a cada dia da minha vida e conquistar algo que me fortalece na minha vida profissional.Sucesso...Rosilene
ExcluirFernando Pessoa faz uma leitura com a qual me identifico. Somos aquilo o que os outros falam, aquilo o que os outros veem... sou inconstante, aproveito o momento, sou feliz, sou triste, quero tudo naquele momento, não gosto de esperar, gosto de pôr a mão na massa, sou determinada, apaixonada por minha família, comprometida ao extremo com o meu trabalho... JULIANA BELO
ResponderExcluirEu Mara olhando pra dentro mim sou tenho uma força fora do comum pra lutar e conseguir meus objetivos, mas muitas vezes me desconheço por ser tão pequena e forte ao mesmo tempo. Sou movida com muita fé....
ResponderExcluirSou Tainara Pedagoga nos CMEIs Parque Firmino Filho e Santa Maria das Vassouras, situados na Zona Norte da cidade. Sou uma pessoa simples, feliz e amo meu trabalho. Gosto muito de trabalhar com crianças pequenas,e suas peculiaridades:cada sorriso, cada indagação, como se expressam, como aprendem, a sinceridade, o olhar verdadeiro, a simplicidade. Para mim tudo isso muito encatador. "SINTO-ME GRANDE TRABALHANDO COM OS PEQUENOS."
ResponderExcluircurtir kkkkkkkkkk juliana belo
ExcluirObrigada JÚ. E só consertando a frase: PRA MIM TUDO ISSO É MUITO ENCANTADOR..KKKKKK. Atenciosamente: Tainara
ExcluirSuper curtido amigas....Michelle Morgana
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkkk valeime cristo essas meninas kkkkkkkkkkkk tambem curti viu!! quero ver vcs saindo dak tudo artista!!
Excluirhá é a cristina kkkkkk
ExcluirLiana Campêlo Pereira em 10 palavras:jovem,parda, solteira, bonita, esforçada, compromissada, sorridente, Pedagoga, estudiosa e aprendiz.
ResponderExcluirAuto - Retrato (Altaide Silva) Sou a comunicação em pessoa,autenticidade é o meu centro,estar entre amigos é meu prazer,o ser critico me faz correr atrás da perfeição, mas o Dançar resume meu ser. A arte me fez assim.
ResponderExcluirEu sou assim...
ResponderExcluirum pouco tímida, mas aberta a novas aprendizagens.
Eu sou assim..
um ser que gosta de compartilhar o pouco que conhece nessa imensidão de conhecimentos.
Eu sou assim...
falante demais ,mas ouvinte das palavras alheias.
Eu sou assim..
sorridente, lutadora,criativa, cheia de qualidades e defeitos.
Mas o que mais gosto de ser assim é que posso mudar o que não tá legal em mim!
Paula Gardênia
O auto retrato é sempre uma forma de expressão íntima do autor, pois nele encontra-se seu mundo particular; suas emoções, sentimentos...Adoro o auto retrato da Cecília Meireles, experiências de vida.Goretty.
ResponderExcluirMe identifico muito com Mário Quintana em constante traço
ResponderExcluirO auto retrato de Cecilia Meireles e reflexivo. Por que faz lembrar a minha infancia. Vera
ResponderExcluirSou preocupada quando nao consigo realizar o que desejo.Bernadete
ResponderExcluirhoje ao contrário de ontem,sou mais paciente,determinada,tranquila,batalhadora,compromissada,organizada,amiga,mãe,companheira,dedicada,feliz,sonhadora,não sou roberto carlos,mas sou cheias de emoções positivas.E apesar dessa coragem e entusiasmo,sinto um pouco de medo do "mundo",do que o futuro nos reserva.Mas estou aqui com 2 ferrementas com f:força e fé!bjuuuuuuuuuus!aracelis!
ExcluirSou aberta a novos conhecimentos,gosto muito de conhecer novas pessoas, trocar ideias e sou apaixonada pela educação.Arlene
ExcluirMe identifico com Cecília Meireles.Jô
ResponderExcluirSou como Fernando Pessoa...tenho muitas Michelles dentro de mim, feliz,triste,zangada,guerreira,medrosa, mas com muita vontade e determinação de encarar todos estes momentos e faces. Encarando a vida de frente e com a segurança de onde quero chegar. BJos Michelle Morgana!!!!!!!!
ResponderExcluir"Ainda acabo fazendo livros onde as crianças possam morar".Monteiro Lobato
ResponderExcluirA busca pelo conhecimento faz você crescer em atitudes,conceitos,gestos e expressões,renovando velhos "olhares" e aprendendo novos.E assim são as crianças que a cada dia nos traz um sorriso,um abraço,um novo aprender e um novo olhar.
Milena Cristhian
Eu sou assim, complicada mas muito fácil de entender porque sou mulher, mãe ,esposa, cidadã, querente de tanta coisa .Quero mais resultado no trabalho,mais amor nas minhas relações e muito tempo para ser feliz com minha prole querida.Determinada. Apaixonada pela vida!Alice Santos.
ResponderExcluireu sou alegre,guerreira determinada e bonitona....tudo que faço procuro dar o meu melhor, sempre estou disposta a viver novas espêriências e adiquirir novos conhecimentos.....
ResponderExcluiramo minha família e meus amigos e defendo todos com unhas e dentes!!
amo minha profissão faço o que gosto!! eu me chamo Ana Cristina Magalhães tenho 24 anos e sou professora da educação infantil.........
as vezes mi sinto aguia as vezes um beijaflor.aguia um olha sobre as mais belas paissagem bem do alto.bflor voo mais suave pousando mas mais suave flores.sentindo todos os tipos de perfumes.
ResponderExcluirolá no meu autorretrato faço linhas da minha vida por onde passei e que vou passar...
ResponderExcluirPROFESSORA com muuuuuuito orgulho,sou viciada em educar
APAIXONADA por crianças sei que a educação infantil é o meu lugar....
SER PROFESSOR É SER IRREMEDIAVELMENTE BRILHANTE........RUSE
BJ PARA MINHA PEDAGOGA "SUPER TAI"
kkkkkk, essa Ruse...
ExcluirOtima professora. bjos Tainara
Quando olho para dentro de mim, sinto que deveria ser hoje outra pessoa, uma pessoa mais solidária, mais amiga, mais disponível. por um bom tempo me fechei em minha vida que foi ficando a cada dia mais distante da realidade do mundo. não que eu não procure sempre ser amiga solidária e disponível. Por muitas vezes esqueci de me sentir, de sentir as sensações que outras coisas poderiam me propocionar. mais para mim Deus me deu a oportunidade de acordar e sentir as sensações da vida e buscar conhecimentos de outras culturas. isso veio com a volta aos estudos através do meu curso de pedagogia, assim estou me sentindo util e feliz.
ResponderExcluirMarlene. Pedagoga em construção.
Gosto de novas experiencias, de muśica, dança e trabalhar com criança. Assim me sinto feliz.
ResponderExcluirSOU UM PESSOA ALEGRE COMPANHEIRA GOSTO DE AJUDAR AS PESSOAS NAO GOSTO DE JULGAR UMA PESSOA SEM ANTES CONHECER-LA MELHOR.ADRIANA
ResponderExcluirAcredito ser como um barco que constantemente navega em águas desconhecidas, por isso estou sempre buscando novas formas de conhecimento ,interação, novas aprendizagens, enfim, tudo que leva ao novo, a inquietação, a reflexão. Por isso sou uma pessoa que está em busca do conhecimento,procurando participar de sua construção de uma forma direta ou indireta,mas, como em ser que se inquieta,questiona e busca resposta para as questões que me são apresentadas. Creio que todo Educador deve ser assim. Samália Viana. Um ser apaixonado por EDUCAÇÃO ,pois,acredito que qualquer transformação perpassa pelo processo educacional, não só a escolarizada, mas a EDUCAÇÃO DO MUNDO,como já dizia o grande EDUCADOR de todos os tempos PAULO FREIRE.
ResponderExcluirEu suo, facil de lidar ,sou casada tenho dois filho,trabalho com acompanhante de criança especiais .Edileuza
ResponderExcluirSou educadora do maternal e busco proporcionar aos meus alunos algo diferenciado, um ensino que permita trabalhar com menos amarras e mais criatividade.
ResponderExcluirsou prof. do ens. fund. do primeiro ao nono ano ministrando aulas de matematica, ciencias, quimica e fisica.gosto muito de diversificar minhas aulas e meu autorretrato é justamente o que eu não gostaria de ser.busco neste curso aprender coisas inovadoras, meios didáticos que eu possa realmente utilizar em sala de aula e que seu uso por ser altamente significativo
ResponderExcluirLIDIANE DE ARAÚJO 29/ 03/2013
ResponderExcluirSou uma pessoa alegre, divertida , bricalhona que adora sorrir; e que contagia e transmite energia e força de vontade a qualquer lugar que eu chegue, seja ele: trabalho , escola etc...
Sou professora formada na área de Pedagogia , mas infelizmente não atuo na área por enquanto.
Atualmente trabalho numa área totalmente diferente da minha que tanto amo de paixão . Mesmo não totalmente realizada, ainda não desistir, não me dou por vencida, pois coragem e determinação a de mim seguir para que eu possa atingir meus objetivos.
O AUTO-RETRATO DE MÁRIO QUINTANA E O QUE MAIS ME INDENTIFICO.SOU ASSIM..AS VEZES ME PINTO NUVEM...ME DEDICO A MINHA FAMILIA E TENHO COMPROMISSO EM EDUCAR MEUS BAIXINHOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
ResponderExcluir[JOSELIA FERREIRA]
sou uma pessoa bem alegre,divertida,quando solteiragostava muito de passear,ir À festas com minhaas amigas,entre outras coisas.atualmente estou casada e minha vida tanto pessoal quanto profissional estão conturbadas,pois tô trabalhando os tres turnos de segunda a sexta com apenas uma manha e uma noite de folga.espero que este curso me proporcione muitas emoções e que apesar dos obstáculos para eu frequentá-lo eu possa terminá-lo.abraços a todos e feliz páscoa
ResponderExcluirQuem sou eu? Tenho 29 anos.Vivo em um apartamento aconchegante com meu filho e meu esposo.Gosto de passear, viajar, dançar, rezar e ir ao cinema.
ResponderExcluirSou uma mulher bem tímida, mas pouco a pouco conquisto omeu espaço e até hoje com muito esforço tenho conseguido tudo o qual almejo.
Minha avó sempre batalhou ao lado das minhas tias Elza e Lourdes para que eu e minha irmã Monique pudessemos estudar em boas escolas. Ela não pode estudar, mas lia e fazia contas como ninguém, além de entender que apenas através das letras é que se vencia na vida. Desde cedo, sempre ouvia ela dizer que a única herança que podia deixar para nós era a EDUCAÇÃO. Então, cresci consciente de que precisava estudar bastante.Nunca tive grandes dificuldades, passava sempre direto, tirava boas notas, tinha comportamento exemplar e logo no 3º ano do Ensino mÉDIO NÃO FUI APROVADA no vestibular. Apenas no ano seguinte.Conclui 2 faculdades públicas-LETRAS-PORTUGUÊS E PEDAGOGIA e continuei estudando.O foco era passar em um concurso. Logo tive êxito. A batalha agora é chegar em um concurso federal, já que ganhar um pouco mais não faz mal a ninguém.Também estou fazendo especialização e logo pretendo está no mestrado.
Tenho aprendido com as pessoas que estou convivendo e agradeço todos os dias pela oportunidade de crescer tanto profissionalmente como espiritualmente.
Keyla Macedo-Pedagoga
Sou assim, um pouco de mim em mim; um pouco de mim no horizonte. Sou a realidade com cara de sonho; Sou um sonho mais que real. posso ser o tudo, ou posso ser o nada. Posso ser um pouco, um tantinho, mas posso ser totalmente. Sou um voo de pés no chão e uma corrida em pleno ar. Só não sou o bipolar, muito menos a indecisão. Sou a intensidade em cada ocasião...
ResponderExcluirSou Maria de Jesus Assunção a filha mais nova de uma família de 8 irmãos. Nasci numa cidadezinha do interior de nome Regeneração. Cresci seguindo o exemplo de meus irmãos. Todos muito estudiosos e amigos que viviam em comunhão. De uma família que tem o catolicismo como religião. Nasci e cresci vendo meus pais darem exemplos de uma vida em união. Escolhi pedagogia como profissão. Procuro sempre me qualificar e por isso fiz mestrado em educação. Percebi que precisamos sempre estar em busca de maior qualificação. É incrível como os renomados autores acima têm no seu autorretrato a negação. Me identifiquei um pouco com cada um, mas no todo não. Em tudo que faço, me envolvo com dedicação, com coração. E por isto muitas vezes me decepciono, mas não entro em depressão. Porque sei que Deus é fiel e não nos deixa na mão.
ResponderExcluirJesus Assunção
EU SOU...
ResponderExcluirALGUEM QUE SONHA COM UM MUNDO MAIS HUMANO, SOU UMA PESSOA ALEGRE E SOLIDÁRIA, BUSCO SEMPRE INOVAR MEUS CONHECIMENTOS E PROPORCIONAR SEMPRE O MELHOR PARA MEUS ALUNOS E MINHA FAMÍLIA.
ESTOU SEMPRE BUSCANDO METÓDOS APRIMORADOS QUE ME FORTALEÇA COMO PROFISSIONAL EACIMA DE TUDO COMO PESSOA. KARLA DANIELLE
posso afirmar que sou uma pesso que sempre luta pelos seus ideais epretedo seguir enfrente podendo se expecializar na minha area desejada para que um dia eu cheque a um objetivo a que possa adquirir uma boa qualificaçâo para que venha trazer bons resultados e me beneficiar profissionalmente.JOSÉ OSMAR.
ExcluirSaber o que sou talvez seja dificil de definir
ResponderExcluirMas o que não sou seja mais facíl de dizer
Meu gostos e preferencias podem não agradar
mas o valor e beleza eu posso contemplar.
Luana Melo
Sou uma pessoa autoconfiante, alegre, que gosta de fazer as pessoas sorrirem, mas acredito que exista um pouco de tristeza dentro de mim, pois acho que não existem pessoas totalmente felizes.
ResponderExcluirJuscélia Santos
Uma pessoa tímida,sensível,observadora,sonhadora,que gosta de estar em contato com crianças e com a natureza e que ainda traz consigo um pouco do seu lado infantil.
ResponderExcluir(Josanne Kelly)
Eu gosto de ver o sol nascer
ResponderExcluirA partir do nascimento do sol eu me realiso como pessoa.
Eu me sinto bem,calma e realisada
A minha aparẽncia é boa.
Rejane
Sou uma pessoa legal. Mas muito controladora reconheço gosto de tudo no seu devido lugar é uma questão de organização e disciplina.
ResponderExcluirSilvia Moura
EU
ResponderExcluirsou alguem que gosta de de conhecer novas pessoas ,fazer novas amizades,um pouco timida. Sou uma alguem adora ficar com a familia aos finais de semana, não gosto de injustiça.
Sou casada tenho três filhos, moro na Santa Maria da codipi.
Agradeço a Deus por está tendo essa nova oportunidade de está fazendo esse curso. Jaira Sousa.
Olá! gosto de desafios e de buscar novos conhecimentos afim de trilhar novos caminhos rumo a educação e a aprendizagem.
ResponderExcluirAntonieta.
Sou Edlanny uma garota estrovertida,que gosta de ir atras de seus objetivos e tambem e seus ideais .
ResponderExcluirSou uma pessoa que gosto muito de conversar conhecer pessoas, pois acho que o diálogo abre um leque de alternativas pelas quais podemos compartilhar saberes variáveis sem acepção de pessoas e quando não consigo algo que almejava busco as alternativas compatíveis para a realização de objetivos traçados.
ResponderExcluirAss. Carina Mello
sou uma pessoa que injustiça não é o meu perfil,por isso procuro fazer o bem não importa a condição social,raça,até mesmo sua condição social,pois a vida é bela,então,dê um sorriso a alguém sempre.
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirGostaria de saber se professores de outros municípios podem participara do curso.
Como falar com o responsável deste projeto.
Obrigada