Linguagem visual


Linguagem visual: modalidades e características

As Artes visuais estão por todos os lugares e é parte integrante do dia-a-dia das pessoas e podem ser trabalhados em sala de aula de forma a desenvolver sentimentos, sensações e ideias. Nesse sentido, é importante que se estimulem professores e alunos a pensar e promover o fazer artístico de forma que percebam essas diferentes modalidades de artes visuais, compreendendo que elas se compõem.

Objetivos:

Identificar diferentes modalidades das Artes Visuais[1], estabelecendo relações entre os elementos que a compõe (ponto, linha, cor, luz, movimento e ritmo); Perceber que as diferentes modalidades presentes no cotidiano de educadores e alunos podem ser inseridas em ações de ensinar e aprender.



[1]pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial, fotografia, artes gráficas, cinema, televisão, vídeo, computação, performance, entre outras.

 

Atividade 1: Saída fotográfica

Saída fotográfica é uma atividade prática no intuito de vivenciar e ampliar conhecimentos sobre a linguagem fotográfica a partir de uma temática escolhida com o propósito de visualizar possibilidades de uso na Educação Infantil.
  1. Escolher um tema (Qual o tema escolhido?);
  2. Justificar a escolha do tema (Por que escolhi esse tema?)
  3. Identificar os recursos tecnológicos utilizados (Quais os recursos tecnológicos utilizados?);
  4. Analisar as fotografias relacionadas ao tema escolhido (As fotografias estão relacionadas ao tema que escolhi? Se não, por quê?);
  5. Produzir texto relacionando os pontos acima e descrevendo o que as fotografias escolhidas revelam (Os que as fotos revelam?).
Observação: Na 3ª coluna do Blog, encontra-se material de apoio sobre a linguagem fotográfica/linguagem da fotografia (Fotografia na Educação Infantil).


Atividade 2: Elaboração de rotina - Saída fotográfica
Após oficina de produção - Saída fotográfica, você cursista deverá elaborar uma rotina de trabalho para ser desenvolvida com seus alunos. Para isso, você poderá seguir as orientações da escola em que trabalha ou as apresentadas pelas formadoras.

Atividade 3: Pesquisa, apreciação e discussão

Autor: Vincent Van Gogh Onde ver: Neue Pinakothek, Munique, Alemanha Técnica: Óleo sobre tela

Tamanho: 91 cm × 72 cm

Movimento: Impressionismo

O holandês  Vicent Van Gogh é um dos pintores mais reconhecidos mundialmente. Sua pintura expressiva, marcada por pinceladas rápidas de cores vibrantes. Van Gogh só desenvolveu seu talento nos últimos dez anos de vida. Morou na França, onde conheceu grandes nomes do impressionismo, como Paul Gauguin e Paul Cézanne, também na Bélgica e, enfim, em Arles, região francesa da Provence. É em Arles, em 1888, que ele encontra motivo de grande inspiração: os girassóis! Os belíssimos campos flores, paisagem característica desta área, tornaram-se lindas telas sob o olhar de Van Gogh.
  1. Acesse o Goolge imagens e busque a imagem referente ao quadro Girassóis de Van Gogh. Salve a imagem no seu Portfólio (Imagens);
  2. Localize a ferramenta “Amplificador de Tela” no submenu Utilitários (Menu LE ou botão Iniciar – Utilitários – Amplificador de Tela). Seu correspondente no Windows é Lupa.
  3. O que você vê na imagem à sua frente?
  4. O que de natureza foi representada?
  5. Qual a cor que Van Gogh mais usou nesta tela? Por que você acha que isso aconteceu?
  6. Na imagem, quantas tonalidades de amarelo você percebe?
  7. As cores que você percebe são primárias, secundárias e/ou terciárias?
  8. Quantas flores há no vaso? Elas são todas iguais?
  9. Você gostou desta imagem? Por quê?
Fonte: ROSA, Nereide Schilaro Santa. A arte de olhar flores.São Paulo: Scipione, 2005.


Atividade 4: Pintura - Girassóis de Van Gogh
1 - Após análise e identificação das cores predominantes na tela Girassóis de Van Gogh, baixe o desenho para o seu Portfólio (Imagens), clicando no objeto abaixo. Ou utilize o Google imagens para baixar ou copiar o desenho.


2 - Imprima-o, após colar o desenho em um documento do Writer/Word.
3 -Utilize a tinta guache, misturando-as para produzir as cores necessárias: secundárias e terciárias e pinte o desenho referente a tela Girassóis de Van Gogh. Veja a imagem abaixo:
 4 - Você poderá também pintar a tela conforme seu desejo, marcando sua expressividade diante da obra apresentada.


OBSERVAÇÃO: Veja o vídeo sobre cores, clicando neste link. Analise-o e veja a possibilidade de trabalhar com as crianças da Educação Infantil










ATIVIDADES:
Atividade 1: Passeio fotográfico:
Refletindo sobre fotografias e as leituras em sala, produza um texto (em um editor de texto ou de apresentação) relatando seu percurso no passeio fotográfico. Para tanto siga os seguintes passos:
  1. Tema escolhido para o passeio fotográfico;
  2. O porquê da escolha do tema;
  3. Recurso tecnológico utilizado;
  4. As imagens que registrou estão relacionadas com o tema escolhido?
  5. O que suas fotos revelam?


Atividade 2: Cubismo
Após leitura e análise sobre a obra de arte “Guernica” de Pablo Picasso, realize um projeto cubista conforme proposta no site http://www.historiadaarte.com.br.
  1. Inicialmente, veja o projeto abaixo com uma caixa de fósforos:


  1. Agora escolha de um objeto de sua preferência, ou seja, procure um objeto real, que você possa observar todos os seus lados e detalhes. Lembre-se de que esse objeto será o tema principal do seu trabalho, então capriche na escolha;
  2. Escolha as ferramentas necessárias para a realização da atividade. Você poderá escolher lápis, papel, mas também um editor de desenho (koloupaint ou paint);
  3. Observe o objeto que você escolheu e desenhe, separadamente, quatro ou mais faces distintas desse objeto. Não se esqueça dos detalhes. (Você poderá, inclusive, desenhar a parte interna do objeto, valendo apenas fragmentá-lo).
  4. Se você quiser poderá transformar o seu trabalho de Cubismo Analítico para Cubismo Sintético acrescente colagens de letras, números ou outros materiais. Pesquise sobre Cubismo analítico e sintético para ampliar seus conhecimentos;
  5. Escanei, tire fotografia ou salve a atividade em jpeg para ser publicado no blog e fazer parte do seu Portfólio;
  6. Reflita sobre a atividade realizada: o que você achou da atividade que realizou? Você realmente produziu trabalho ao estilo do Cubismo?


Atividade 2
  • Separe as ferramentas que você e os alunos irão precisar:
  • Uma foto (poderá ser utilizada as fotos já tiradas pelas crianças – atividade anterior);
    • Cola e tesoura
    • Papel branco e colorido
    • Lápis de cor, hidrocores ou giz de cera
  • Pegue a foto e corte em pedacinhos; 
  •  Peça às crianças que montem um quebra-cabeça. Em seguida, que eles movimentem as peças, virando algumas de cabeça para baixo, ou seja, uma giradinha aqui, outra ali; 
  • Deixe que eles façam do jeito que acharem mais legal; 
  • Quando estiver pronto, cole os pedacinhos numa folha, na posição que eles mais gostarem; 
  •  Agora, usando a colagem como modelo, peça às crianças que desenhem e pintem seu autorretrato em outra folha, usando lápis de cor, hidrocores, giz ou pedacinhos de papel colorido. 
  • Observação: Para ampliar os conhecimentos das crianças, contem uma história sobre Pablo Picasso. Faça uma pesquisa na Internet.
Fonte: http://retratosdealma.blogspot.com.br/2011/05/analise-e-interpretacao-da-obra.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário