Liguagem teatral

Linguagem teatral: representações e práticas teatrais

Beatriz


Chico Buarque

Edu Lobo

Olha
Será que ela é moça
Será que ela é triste
Será que é o contrário
Será que é pintura
O rosto da atriz

Se ela dança no sétimo céu
Se ela acredita que é outro país
E se ela só decora o seu papel
E se eu pudesse entrar na sua vida

Olha
Será que ela é de louça
Será que é de éter
Será que é loucura
Será que é cenário
A casa da atriz
Se ela mora num arranha-céu
E se as paredes são feitas de giz
E se ela chora num quarto de hotel
E se eu pudesse entrar na sua vida

Sim, me leva pra sempre, Beatriz
Me ensina a não andar com os pés no chão
Para sempre é sempre por um triz
Aí, diz quantos desastres tem na minha mão
Diz se é perigoso a gente ser feliz

Olha
Será que é uma estrela
Será que é mentira
Será que é comédia
Será que é divina
A vida da atriz
Se ela um dia despencar do céu
E se os pagantes exigirem bis
E se o arcanjo passar o chapéu
E se eu pudesse entrar na sua vida



Ao deter-se diante do texto, percebe-se que o “será que” pode nos levar a um espaço imaginativo, cênico e de um tempo ficcional e nos aproximar de outras linguagens como a do fazer de conta e do teatro[1]. De acordo com Machado (2011, p. 10), as seis características que se fazem presente no faz de conta e no teatro são:

O “Agora eu era...”, “Era uma vez, muito tempo atrás, muito longe daqui...”, “Quando eu era”, o uso do corpo de modo integral e imaginativo, a corporificação de um “quem” (que não sou eu, mas que está em mim); a composição a partir de combinados, de uma narrativa a ser vivida, vivenciada pelos que combinam; a necessidade plena da capacidade humana para a invenção; e a saída da vida cotidiana tal qual ela se apresenta (uma espécie de suspensão do tempo e do espaço realista estrito senso).

Essas características apresentadas poderão ser olhadas pelos educadores, os quais, juntos com as crianças, poderão criar um roteiro a partir do que se observa no cotidiano das brincadeiras, jogos e conversas. Sendo assim, esses atores utilizarão os espaços da escola: sala de aula, pátio da escola, entre outros para aproximarem-se da linguagem teatral que os conduzirão a um outro lugar... e a um outro tempo... a partir de... num brincar de ser outro.

Para SOLER (2011, p. 18), “quando uma criança na brincadeira de faz de conta assume o papel de mãe, por exemplo, ela já está trabalhando com a linguagem teatral”. Logo ao propor situações em que se possa enriquecer e aprofundá-las significa fomentar o trabalho com o teatro na escola. Algumas dessas situações podem ser trabalhadas a partir de jogos e improvisações, como: jogos de faz-de-conta, de desenvolvimento da imaginação, de desenvolvimento de habilidades físicas e vocais, da expressão corporal, dramatização de histórias, representação com fantoches.
Nesse contexto em que envolve a linguagem teatral, os recursos midiáticos colaboram para uma ação investigadora, permeada pela ludicidade do ato de criar. Nos indicativos de São Paulo/SP (2008, p. 88), “filmar e apresentar uma peça teatral[1] [...], pode ser o resultado de todo um processo de aprendizagem que traz como pano de fundo o mundo do faz-de-conta”. Ou seja, a tecnologia  pode ser uma ferramenta importante na elaboração de uma história, podendo o cenário ganhar destaque com o uso de outros recursos tecnológicos na construção de cenários.

ATIVIDADES COM CRIANÇAS
As atividades a serem propostas podem envolver brincadeiras que promovam o desenvolvimento do jogo simbólico e dramático, a exploração do seu próprio corpo com o fim à comunicação através de gestos, sons, movimentos e expressões faciais, brincadeiras que exploram atividades de equilíbrio do corpo como subir, correr, transportar objetos, etc.; ativa do meio ambiente, descoberta da novidade e do mundo exterior; das brincadeiras de imitação e iniciação das atividades de socialização, do imaginário: contar e inventar histórias, improvisação e teatro infantil.


1.    Atividades de dicção
Sentimentos
Frases
Orgulho
Quem manda aqui sou eu!
Cólera
Sai da minha frente!
Calma
Tem tempo, já vou...
Alvoroço
Incêndio! Fujam rápido!
Alívio
Graças a Deus!
Comando
Silêncio
Pedido
Por favor, silêncio.
Ameaça
Se não estudar, será reprovado!
Alegria
Como estou contente
Admiração
Que maravilha!


2.    Faz-de-conta que vamos fazer uma viagem (pode ser: uma festa de aniversário, um almoço especial, ida às compras, conversa ao telefone, ida ao médico, etc)
1.1. Roda de conversa sobre uma viagem
1.1.1.   Escolhendo um local para a viagem
1.1.2.   Organizando um roteiro de viagem
1.1.3.   Fazendo as malas: escolhendo as roupas conforme o local e as condições do tempo
1.1.4.   Viajando: o que encontramos, fizemos na viagem
1.1.5.   Voltando da viagem: o que fazer no retorno

3. ...

ATIVIDADES DA FORMAÇÃO
1.            Diagnóstico sobre as condições para as manifestações teatrais na escola com crianças
Objetivo: Levantar as condições existentes na escola para as manifestações teatrais com crianças, bem como as práticas dos educadores que fomentam o desenvolvimento da linguagem teatral na escola.
Produza um texto síntese sobre as condições existentes na escola para as manifestações teatrais nas escolas com crianças e poste-a na caixa do Comentário da guia Linguagem teatral.
Para orientar sua síntese, considere os questionamentos abaixo:
  • A criança tem acesso a materiais que propiciam as manifestações teatrais na escola, como: tecidos, objetos antigos, fantoches, entre outros?
  • As práticas teatrais fazem parte do seu trabalho anual ou ela acontece apenas em ocasiões de festas e de apresentações para a comunidade?
  • As práticas teatrais desenvolvidas com crianças possuem apenas função lúdica ou ela é também educativa?
  • De que forma o trabalho com teatro pode contribuir para o desenvolvimento da criança?
Observação: Não se esqueça de colocar no início do texto: Atividade síntese e no final colocar seu nome. Além disso, leia as contribuições dos colegas e escolha uma para comentar.


[1] Produzida pela criança ou a partir dos contos de fadas.


[1] A palavra teatro vem do grego théatron e quer dizer “lugar de onde se vê”

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