Nste curso, usaremos os diários colaborativos, seundo LIBERALI (1999), os diários podem ser também colaborativos (Brock, Ju &
Wong 1991) os quais são escritos pelos professores e compartilhados com outros,
possibilitando reflexão sobre as experiências de ensino e de escrita diarista. Aqui reforçamos também o processo de aprendizagem do/a cursista.
No diário, você cursista poderá descrever suas inquietações, desejos, problemas, bem como discutir e refletir sobre as temáticas abordadas na formação, socializando e facilitando o intercâmbio de experiências educativas, proporcionando oportunidades de apresentarem contribuições, dificuldades e proposições, desenvolvendo uma atitude investigadora, ativa e criativa da e na formação.
No primeiro momento você irá focar sobre você. Para isso, observe o roteiro abaixo:
Roteiro para a reflexão
No diário, você cursista poderá descrever suas inquietações, desejos, problemas, bem como discutir e refletir sobre as temáticas abordadas na formação, socializando e facilitando o intercâmbio de experiências educativas, proporcionando oportunidades de apresentarem contribuições, dificuldades e proposições, desenvolvendo uma atitude investigadora, ativa e criativa da e na formação.
No primeiro momento você irá focar sobre você. Para isso, observe o roteiro abaixo:
Roteiro para a reflexão
- Descrição da atividade (Informe)
- Descobertas realizadas (descreva)
- O que não deu certo?Ou não foi interessante? Por quê?
- A estratégia utilizada era apropriada? Por quê?
- Como foi seu desempenho na(s) atividade(s)?
- Você teve as orientações que precisava?
- Como foi a interação entre o grupo?
- Você pôde auxiliar algum aluno que teve dificuldade?
- Como foi esse processo? O que você sentiu nesse momento?
- Como você avalia essa interação?
- O que você acha que faltou, e que no(s) próximo(s) encontro(s) poderia ser incluído?Como você avalia o encontro?
Participe sempre!
Hoje foi minha primeira participação nas aulas e fiquei mais animada do que já estava, antes do início... Acredito que neste curso terei a oportunidade de refletir e dialogar sobre temáticas que sempre me despertaram a curiosidade. A tirar pela aula de hoje, posso acreditar que esse curso vai ser bem legal! Vamos nessa! Mariana Machado
ResponderExcluirA aula passada teve um momento muito agradavel que aliou aprendizagem e iteração entre o grupo resultando em um momento agradavel e de grande relevancia. KARLA DANIELLE
ResponderExcluirNo encontro anterior tivemos uma atividade muito impotante para construçâo de nossa aprendisagem, foi uma atividade que aliou a cordenaçâo, participaçâo, elaboraçâo e execuçâo e principalmente a enteraçâo entre os grupos.
ResponderExcluirHoje 03/04/2013 foi visto na aula um vídeo que fala sobre : O QUE É ARTE? e na minha opinião, Arte é tudo aquilo que é visto com bom olhos. Até mesmo uma imagem feia é considerada Arte. Afinal arte define outras artes.
ResponderExcluirAdorei tudo!! Inclusive também a atividade sobre o tema: O QUE VOCÊ GOSTA E AQUILO QUE PENSO SER BELO?Nesta atividade aprendi ter outra visão e compreensão do que é realmente a ARTE.
Concordo com você Lidiane, sobre o vídeo: O que é arte, que foi bastante esclarecedor, nos faz refletir mais sobre arte. O curso realmente está muito bom e este foi o meu primeiro dia. Gostei também da atividade prática. O curso está muto bom.
ExcluirJesus Assunção.
Bom , to gostando muito do curso arte e tec. as atividades elaboradas são bem estrategicas, práticas , objetvas e dinamicas com uma boa interação entre grupo sem fugir da tematica do curso. estou atenta a tudo e a qualquer informação do curso , embora eu não esteja na sala de aula , para práticar o conhecimento adquirido ...rsrs.
ResponderExcluirPosso dizer o mesmo Joselia, neste curso não vemos o tempo passar, é muito agradável fazermos mais descobertas das inúmeras possibilidades que temos para a construção dos saberes na escola. Está sendo abordado neste curso, de maneira bem esclarecedora as reflexões a cerca do que realmente é arte e como devemos trabalhá-la, aliando as diversas tecnologias. Excelente.
ExcluirA aula foi bastante interessante,o comentário do video sobre Arte, a socialização entre os participantes e o trabalho de recorte e colagem sobre o Que eu Gosto e o Que é Belo.Tivemos a orientação necessária das mestres e o desempenho dos grupos. Faltou apenas a aprsentação dos trabalho que podemos apresentar na próxima aula.Eu avalio a aula como Boa.
ResponderExcluirO tema do curso "Arte e tecnologias na educação infantil: linguagens artísticas integradas às TIC's na/da escola" chamou minha atenção e por isso pedi para participar.
ResponderExcluirO primeiro dia foi espetacular, tivemos explicações e esclarecimentos das professoras Reginalda e Ioneide que foi bastante empolgante. Gostei muito de tudo, do bombom sonho de valsa, das explicações, das atividades, dos vídeos, dos slides, dentre outras coisas. Este curso promete.
Jesus Assunção
Na aula do dia 20/03/2013, além de ter sido muito proveitosa, achei muito interessante; pois foi feito a confecção de um crachá a base de minha digital, onde cada aluna foi criando o seu rosto ao seu modo de se ver. A expectativa do curso de como será os outros dias será de muito conhecimento. Espero aprender muito com as professoras, pois o curso promete!!!
ResponderExcluirBoa tarde,hoje a aula foi execelente as professoras são feras..rsrs
ResponderExcluira oficina de produção foi maravilhosa, utilizamos a camera digital para fotografar o crachâ com nosso auto retrato..e demos o primeiro passo para a produção do nosso portifolio.
Boa tarde,vi atrafez desde informar as minhas Formadoras do curso arte e tec. Ioneide Santos,Francimeire Silva e Reginalda, que amanhã dia 17.04 faltarei a aula por motivos pessoal porém inadiavel,com muita dor no coração pois sei que amanhã será uma grande aula..pesso que minha colega Dayane registre tudo. e no proximo encontro estaremos juntos...rsrsrs um forte abraço. Joselia Maria de S. Ferreira.
ResponderExcluirBoa tarde, vie atravez desde informar as minhas Formadoras do curso arte e tec. Ioneide Santos , Francimeire Silva e Reginalda, que amanhã dia 17.04 faltarei a aula por motivos pessoal porém inadiável, com muita dor no coração pois sei que amanhã será uma grande aula..pesso que minha colega Dayane registre tudo que no proximo encontro estaremos juntos...rsrs um abraço.! Joselia de Sousa.
ResponderExcluirnNo primeiro encontro participamos da abertura do curso com dinâmicas, conversas dirigidas e iniciamos o uso das ferramentas tecnológicas como: computador, pen drive e máquina fotográfica. Foi muito bom este momento pois vinha de uma formação que já estava enfadada(vim sem nem a escola saber pois queria que estivesse em outra que não estava mais contribuindo). Espero sinceramente ser agraciada com este curso.Boa sorte a todos e todas.
ResponderExcluirAchei a aula do dia 17 de abril muito boa. Curti as dicas da Profª Ioneide sobre fotografia e a revisão de produção do início do portifólio também foi bem pertinente. O difícil agora é decidi qual será o meu tema da minha Saída fotográfica.
ResponderExcluirCorreção: O difícil agora é decidi qual será o tema da minha saída fotográfica.
ExcluirLIDIANE DE ARAÚJO 17-04-2013
ResponderExcluirNA AULA DO DIA 17-04-2013 FOI FEITA A REVISÃO DE COMO FAZER O AUTO - RETRATO NO PORTFÓLIO; FOI FALADO TAMBÉM DA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA, ONDE PARA QUE UMA FOTOGRAFIA SAIA PERFEITA TEM QUE TER CABEÇA E CORAÇÃO NO MESMO EIXO.
ALÉM DO GRANDE DESAFIO QUE AS PROFESORAS PROPORAM A NÓS ALUNAS DO CURSO DE ARTE E TECNOLOGIA DE FOTOGRAFARMOS SOBRE QUALQUER TEMA.
PENSE QUE DESAFIO PRA MIM VAI SER!!! MAS QUEM ACREDITA EM SEU POTENCIAL NADA É IMPOSSÍVEL .
LIDIANE DE ARAÚJO 10-04-2013
ResponderExcluirNA AULA DO DIA 10- 04-2013 ODIEI; POIS TUDO ESTAVA CONTRA MIM!!!
O COMPUTADOR QUE EU ESTAVA PARA INICIAR MEU PORTFÓLIO NÃO ERA O MESMO, AÍ TIVE QUE FAZER NOVAMENTE OUTRAS PASTAS ; AS FOTOS, O COMPUTADOR NÃO ACEITAVA , NA HORA QUE EU CONSEGUI PASSAR ELE TRAVOU E TIVE QUE IR PARA OUTRO COMPUTADOR . QUE ÓDIO!!!!
E ESTE OUTRO COMPUTADOR NÃO TINHA NADA MEU : NEM PASTA, NEM FOTO, MAS AÍ CONVERSANDO COM AS COLEGAS VI QUE O PROBLEMA NÃO ERA SÓ COMIGO , TINHAS OUTRAS QUE NÃO CONSEGUIRAM FAZER TAMBÉM , MAS GRAÇAS A MINHA PERSISTÊNCIA E A DEUS CONSEGUI DAR O PRIMEIRO PASSO DO MEU PORTFÓLIO. UFA!!! ESSAS TECNOLOGIAS SE NÃO TIVERMOS PACIÊNCIA ELAS TIRAM A GENTE DO SÉRIO!!!! KKKKKKKKKKK
Aprender é um exercicío e é justamente assim que conseguimos desenvolver nossas habilidades e pontenciais, exercitando á arte envolve dedicação e compreenssão de técnicas que direcionem o fazer artítico as aulas tem sido significativas por isso nos desafiando a ir além. Proveitosas é assim que defino.
ResponderExcluirLuana Melo
A aula passada foi muito produtiva aprendi os passos de fazer uma saída fotográfica e com isso pude por em prática o meu tema resultando em um trabalho brilhante e de grande relevância para os alunos do 1º ano. José Osmar
ResponderExcluirNa aula do dia 15 de maio tivemos uma atividade com a professora Ioneide, onde possibilitou ao aluno desenvolver de forma criativa o trabalho proposto,ao meu ver o tempo é que foi curto gostaria de ter concluído meu trabalho tive uma orientação adecuada que resultou no bom desmpenho de minhas atividades o grupo teve uma boa interação que favoreceu um resultado final expresivo e de boa qualidade ao meu ver tudo foi muito produtivo e avalio o encontro como algo que favoreceu muito para aperfeicoar nossa aprendizagem.
ResponderExcluirNa aula do dia 15 de maio tivemos uma atividade com a professora Ioneide, onde possibilitou ao aluno desenvolver de forma criativa o trabalho proposto,ao meu ver o tempo é que foi curto gostaria de ter concluído meu trabalho tive uma orientação adecuada que resultou no bom desmpenho de minhas atividades o grupo teve uma boa interação que favoreceu um resultado final expresivo e de boa qualidade ao meu ver tudo foi muito produtivo e avalio o encontro como algo que favoreceu muito para aperfeicoar nossa aprendizagem.Karla Danielle
ResponderExcluirLIDIANE DE ARAÚJO 15-05-2013
ResponderExcluirNA AULA PASSADA REFERENTE A DATA 15 - 05- 2013 FOI VISTO UM TEMA MUITO LEGAL SOBRE A COLAGEM DE PAPÉIS; ONDE NÓS TINHAMOS QUE CRIAR UMA OUTRA IMAGEM ATRAVÉS DE PICOTAGEM DE PAPÉIS PARA DAR CARA NOVA A IMAGEM QUE ESTARIA PRESTES A SURGUIR.
GOSTEI , MAIS AO MESMO TEMPO NÃO GOSTEI ,PORQUE O TEMPO FOI CORRIDO MUITA PRESA PARA ESCOLHER QUAL FUNDO DE PAPEL PICOTAR PARA FAZER A MONTAGEM DE OUTRA IMAGEM.
ESTA ATIVIDADE APLICADA PELAS PROFESSORAS É ÓTIMA; POIS NOS DESTRAI SEM NÓS PERCEBERMOS DO TEMPO PASSAR.
Amei a aula do dia 15 de maio pois aprendemos uma técnica que trabalha recorte e colagem.Nesta técnica pode-se criar quadros em papel cartão com qualquer tema e o foco pricipal estar em vc recortar o "fundo" da tela usando algumas formas planas e em tons de cores que se aproximam. Vc tb pode optar por apenas rasgar os papéis e depois colá-los. Em cima deste "fundo" coloca-se a gravura que a pessoa desejar, porém deve-se pensar antes de iniciar o trabalho, o que se desejar expressar. Por último assinamos o quadro utilizando letras recortadas ou assinamos em um pedacinho de papel (dando destaque). Para finalizar passamos cola com esponja em um único sentido e uma única vez. Ficamos tão empolgadas que esquecemos que já era meio-dia. AAAAAAAAAADDDDDDDDDOOOOOOOOOOOOOOOOORRRRRRRRRRREEEEEEEEEEEEEEIIIIIIIIiiii
ResponderExcluirJesus Lustosa 22/05/13
ResponderExcluirNa última aula não foi possível eu vi, é que tive alguns problemas pessoais.Mas como pude ver o assunto deu continuidade na aula de hoje, por sinal muito interessante, trabalhamos com recorte e colagem,utilizando revistas, um trabalho muito criativo e que podemos trabalhar me qualquer faixa etária, eu já sabia como fazer essa arte só que a professora deu outras ideias que fez enriquecer mais o trabalho como: passar cola em todo trabalho depois de pronto. Adorei!
Na aula do dia 15 de maio, pude atualizar minhas atividades: escolhi as fotos e comecei a produzir o texto sobre a saída fotográfica; Refletimos sobre a experiência vivida por nós no decorrer da atividade. O terceiro momento foi dedicado à produção de uma colagem... Adorei a atividade!
ResponderExcluirNa aula de hoje, demos continuidade à aula anterior, escaneamos as colagens e produzimos o texto, isto é... quem se conteve e não produziu uma nova colagem, que não foi o meu caso! Já estou na terceira colagem... Fazer o quê? Achei a atividade muito relaxante! kkkkk
ResponderExcluirHoje estamos no 8º encontro do curso, cheguei um pouco atrasada, mas ainda peguei o inicio da pauta do dia.Vimos como apresentar os eslaides, fizemos revisão no portfólio.Depois fomos para o relato das pessoas que realizaram suas experiências em sala de aula, foi muito bom cada uma relatou com foi a experiência, eu adorei pois fluiu novas ideias para mim que ainda não realizei a minha. Jesus Lustosa
ResponderExcluirLIDIANE DE ARAÚJO AULA DO DIA : 29-05-2013
ResponderExcluirNESTE DIA DEMOS CONTINUIDADE SOBRE : A SAÍDA FOTOGRÁFICA COM ALUNOS; ONDE CADA ALUNA DO CURSO ARTES E TECNOLOGIAS EXPLICOU COMO FOI A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA JUNTO AOS ALUNOS DA ESCOLA QUE APLICOU A AULA.........DEPOIS DISTO FOI EXPLICADO PELAS PROFESSORAS DE COMO NÓS IRÍAMOS APRESENTAR O NOSSO TRABALHO NO POWER POINT , ADOREI AULA POIS FICAMOS MONTANDO O NOSSO TRABALHO QUE CONCERTEZA VAI TER ÓTIMOS RESULTADOS ........
AMEI A IDÉIA!!!!
LIDIANE DE ARAÚJO AULA DO DIA : 22 - 05 - 2013
ResponderExcluirFOI REALIZADA NESTA AULA A MONTAGEM DO TEXTO SOBRE A COLAGEM DA FIGURA MONTADA POR CADA UMA DE NÓS ALUNAS.
FOI MUITO BOM PORQUE NESTE TEXTO TINHAMOS QUE EXPLICAR QUE TIPO DE COLAGEM A IMAGEM FORMAVA , O MOTIVO POR QUAL ESCOLHEMOS ESTA IMAGEM ETC ....
APÓS A MONTAGEM DO TEXTO, AS PROFESSORAS COBRARAM DE NÓS SOBRE A SAÍDA FOTOGRAFICA COM OS ALUNOS DA ESCOLA QUE TINHAMOS DE DAR AULA. ADOREI TUDO APESAR DE TER PASSADO MUITO RÁPIDA A AULA........
LIDIANE DE ARAÚJO AULA DO DIA: 05 - 06- 2013
ResponderExcluirNESTE DIA A AULA FOI DIFERENTE; A PROFESSORA FEZ COM QUE NÓS FECHASEMOS OS OLHOS PARA DESCOBRIR QUE SONS E BARULHOS NÓS ESTAVAMOS ESCUTANDO.
DEPOIS PEDIU QUE NÓS SAÍSSEMOS DA SALA POR 5 MINUTOS PARA OBSERVAR A ESCOLA NA QUAL ESTUDAMOS O CURSO ; NA VOLTA ELA PEDIU QUE DISSESEMOS QUE SONS NÓS TINHAMOS ESCUTADO.
RESUMINDO CADA SOM TEM SEU TOM DIFERENTE DE ESCUTAR , TEM SUA TONALIDADE, RUÍDO DIFERENTE.
FOI BASTANTE INTERESSANTE A AULA. ATÉ A PRÓXIMA AVALIAÇÃO. ADOREEEEEEEEEEEI!!!!
LIDIANE DE ARAÚJO AULA DO DIA: 12 - 06 - 2013
ResponderExcluirNESTA DATA ESPECIAL QUE FOI O DIA DOS NAMORADOS, FOI DADA A DISCURSÃO SOBRE SONS, RUÍDOS EM LUGARES QUE NÓS ANDAMOS. DESCOBRIMOS QUE NÃO EXISTE TOTALMENTE SILÊNCIO ABSOLUTO.
FOI ABORDADO TAMBÉM A QUESTÃO DOS TIPOS DE SONS ; QUE SÃO? HUMANO , NATURAIS E MECÂNICOS.
E PARA ENCERAR FOI FALADO TAMBÉM DE MÚSICA ONDE AS PROFESSORAS COLOCARAM UM VIDEO ONDE ENSINAVA FAZER SONS ATRAVÉS DO CORPO HUMANO.
ADOREI , FOI ÓTIMO E DIVERTIDO . QUEM ESTAVA ESTRESSADA CONSEGUIU.
RELAXAR.
na aula do dia 05-06-13 fizemos algo bem diferente as ministrantes proporam que fechassemos os olhos e tentasse perceber os sons que existem na sala.foi muito interessante pois ficamos um pouco tensos para saber o que estava acontecendo e não estávamos vendo.depois demos uma volta ao redor da esc. mun. murilo braga para percebermos os tipos de som que existem na escola.descobrimos sons bastante interessantes, porém não pude absorver tudo que foi proposto pois estava bastante mal(sentindo febre)
ResponderExcluirBoa tarde amigas formadoras, Ioneide, reginalda e Meire,fiquei triste por ter faltado a aula do dia 18, pois sei que sempre que se falta uma aula o barco anda, mas é que eu preciso me cuidar com a saúde.Espero na próxima aula recapitular o que perdi. Cada dia estou gostando mais das aulas, só fico chatiada porque não posso colocar minhas coisas em dias poir falta de um computador na escola, daí fico atrasada mas o importante é que eu tenho muito interesse em participar e aprender um pouco, cada assunto me deixa mais facinada e se eu estivesse em sala de aula, já teria aplicado todas as habilidades.Jesus Lustosa.
ResponderExcluirLIDIANE DE ARAÚJO AULA DO DIA: 19- 06-2013
ResponderExcluirNESTA AULA FOI COBRADO O PORTFÓLIO.
AS PROFESSORAS DEMONSTRARAM PARA NÓS ALUNAS COMO FAZER A PARTE FÍSICA DO PORTFÓLIO ( CAPA ); ALÉM DA IMPOLGAÇÃO DA FESTINHA JUNINA QUE INFELIZMENTE NÃO PUDE COMPARECER; POIS TIVE QUE TRABALHAR.
NA RETA FINAL DO CURSO ESPERO FAZER UM DOS MELHORES PORTFÓLIO . OK!!!!
NA AULA DO DIA 26 DE MAIO FIZEMOS NOSSO ENCONTRO DE UMA MANEIRA MUITO LEGAL MAS DENTRO DO PROGRAMA. TRABALHAMOS O TEMA DANÇA COM QUADRILHA, ANTES VIMOS A ORIGEM DAS FESTAS JUNINAS COMO SURGIU AS COMEMORAÇÕES, AS VESTIMENTAS, AS MÚSICAS ENTRE OUTROS TÓPICOS.TROUXEMOS COMIDAS TÍPICAS, VIMOS CARACTERIZADAS E FIZEMOS NOSSA QUADRILHA NA HORA. AMEI ESTE ENCONTRO E ESPERO QUE AS ÚLTIMAS AULAS SEJAM TÃO BOAS QUANTO ESTA.
ResponderExcluirBom Dia gente!Só hoje pude fazer meus comentários sobre a aula do dia 26/06, foi maravilhosa,a socialização da festa junina,dançamos a quadrilha e comemos bastante.Eu adorei viemos todas a caráter e foi muito divertido.
ResponderExcluirE hoje dia 03/07 a nossa aula foi focada em danças regionais como o cavalo piancó da região de Amarante, fizemos demostrações de son com as latinhas para trabalhar em sala de aula, depois falamos sobre a leitura da história do Balé Lago dos Cisnes, muito interessante, eu já estou com saudade porque as aulas do curso estão terminando no próximo encontro e para mim só veio a contribuir para a minha prática de professora mesmo sem estar em sala de aula, mas com certeza o conhecimento adquirido nunca é demais, sempre será utilizado. jesus Lustosa
Olá gente maravilhosa,eu já estou ficando com saudade só de saber que dia 10 será a nossa última aula. Quero muito agradecer as minhas professoras amigas e também as minhas colegas que frequentaram com muito sacrilégio,é verdade agente só faz esses curso por vontade própria, por que se depender de Direção a gente não faz nada a não ser ficar em sala de aula, são poucas as que entendem e sabem dar valor ao conhecimento e crescimento dos professores.Muito obrigadaaaaaaaaaaaa!!! Bj a todos de coração.
ResponderExcluirOlá pessoal, é incrível como a gente aprende sempre e foi muito gostosa a aula do dia 26/06 quando trabalhamos em sala as festas juninas (só agora estou postando comentários). Achei muito interessante aprender, dentre outras coisas, a origem das bandeirolas, que tinha relação com as festas de Santo Antonio e São João, pois nas bandeiras que indicavam as festas tinha a foto dos santos. Fotografei no celular e guardei para uso posterior.
ResponderExcluirNossa aula foi maravilhosa, como todas as outras, mas foi melhor porque além de dançarmos, tivemos um momento para degustar um pouco do cardápio junino, como a paçoca feita por nossa formadora Reginalda. Quanto carinho, dedicar um pouco do seu precioso tempo para preparar a paçoca, que estava deliciosa.
Parabéns, meninas.
Jesus Assunção
sinceramente este curso de artes com tecnologias foi altamente surpreendente!nunca imaginei q aprenderia tanto e recomendarei a todas as pessoas q se inscrevam nas próximas edições.no dia 26/06 fizemos nossa festa junina tivemos uma apresentação sobre como surgiu essa festa, o por quê das bandeiras,das fogueiras,roupas e comes e bebes.após discussões fizemos apresentação de uma quadrilha onde todas nós estávamos com roupas características e no final encerramos com uma degustação de comes e bebes. no dia 03/07 aprendemos sobre linguagem teatral através de textos e videos sobre : O LAGO DOS CISNES E A ÓPERA AÍDA. Trabalhamos sobre cada ato q compõem essas obras e criamos um teatrinho de balões sobre o lago dos cisnes.No dia 10/07 encerramos este maravilhoso curso com uma bela apresentação da ópera Aída,discussões sobre o curso como um todo,entrega dos portfólios,de certificados.Ganhamos uma bela homenagem ao receber um livro sobre o NTHE e um caderninho confeccionado pela artista e formadora Ioneide Santos.Finalizo este texto agradecendo toda a paciência e dedicação das formadoras Ioneide,Francimeire e Reginalda q sempre as levaarei em meu coração com a lembrança de que foram maravilhosas.Espero ansiosa p inscrever-me no próximo curso com vcs.bjs e até a próxima
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirUsarei uma expressão utilizada em janeiro de 1963, onde Paulo Freire pensou em um processo de alfabetização a partir de palavras geradoras, e fez uma diferença grande para todos com sua pedagogia.
ResponderExcluirEnfim, nos encontros eu estou "Matando a fome da cabeça", o que acontece nos encontros é um verdadeiro processo de ensino/aprendizado, ou seja, uma troca de conhecimentos. Até o momento não há nenhuma deficiência, nada a desejar, todos participam. E como eu estou no VI período de Pedagogia e antes de começar o meu estágio quero estar bem preparado, com esse conhecimentos adquirido irei fazer muita diferença, afinal a maioria dos meus colegas de curso ja são bem experientes, tanto na sala de aula como na gestão de uma escola