Tecendo novos percursos

A proposta de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Teresina - SEMEC institui-se como subsidiária de elementos que visam possibilitar uma construção progressiva do conhecimento de crianças de 0 a 5 anos que se encontram matriculadas na rede. Dentre as suas intenções mais específicas, podemos destacar a utilização de diferentes linguagens como: corporal, musical, plástica, oral e escrita de forma que os aprendizes vivenciem situações de aprendizagem em que possam expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva.
No sentido de ampliar ainda mais esse leque de expressividade e de construção de conhecimentos, buscamos incluir as Tecnologias na Educação Infantil integradas às linguagens artísticas.  No entanto, essa inclusão nas rotinas, nesta modalidade de educação, precisa ser bem pensada de forma a ultrapassar a abordagem tecnicista, ou seja, as crianças ao usar as tecnologias precisam ir além de jogos e brincadeiras. Elas precisam usar os meios tecnológicos para a construção de conhecimentos.
Isso requer a construção de uma práxis pelos educadores de crianças, os quais precisam estar familiarizados com a literatura científica sobre tecnologias e arte no contexto da educação infantil e assim ser um contributo a uma prática pedagógica inovadora e melhoria na qualidade da educação de crianças.
Diante disso, convidamos a todos os envolvidos com a educação infantil para que possamos construir espaços de reflexão, debates e trocas de experiências sobre o fazer pedagógica com uso de tecnologias em diferentes linguagens.

E assim ...
Tecer novos percursos não
é tarefa fácil, exige experimentar
outras texturas, arriscar
diferentes traçados e
buscar na arte formas de
criar e recriar os fazeres do
dia a dia.
                Assim deixamos marcas,
               desejos, sonhos, crenças,
               provocando novos olhares
               aos registros individuais e
               coletivos que estão para
               além do tempo, para além
               dos muros.
Dessa forma foi possível
trazer o tempo dos fazeres
da Educação Infantil para o
tempo das tecnologias num
movimento de ciranda.
              Ciranda do tempo, da
              criança, das linguagens.
              ciranda que continua...
sempre...
                e sempre...
(Fonte: Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Mídias no universo infantil: um diálogo possível / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo : SME / DOT, 2008.)

Sejam bem vindos ao blog: Arte e Tecnologias na Educação Infantil!

      Este é um espaço para a discussão acerca da possibilidade de integração das tecnologias da informação e comunicação presentes na/da escola com as linguagens artísticas, buscando sua articulação com as demais áreas do conhecimento, pois conforme Freire (2001, p. 12), 

Aprender e ensinar fazem parte da existência humana, histórica e social, como dela fazem  parte a criação, a invenção, a linguagem, o amor, o ódio, o espanto, o medo, o desejo, a atração pelo risco, a fé, a dúvida, a curiosidade, a arte, a magia, a ciência, a tecnologia. É ensinar e aprender cortando todas estas atividades humanas. (FREIRE, 2001, p. 11).

16 comentários:

  1. Sejam bem vindos a esse espaço, ele será um espaço de integração, discussão e aprendizado. Espero que todos aproveitem. Sucesso.
    Solange Bemvindo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada e espero que consiga ter um bom aproveitamento, e que eu possa passar esse aprendizado para minha crianças... Mara

    ResponderExcluir
  3. Desejo ampliar meus conhecimentos sobre o tema e levar todo esse aprendizado para o nosso CMEI PARQUE FIRMINO FILHO. (Juliana Belo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Juliana. Um abraço: Tainara

      Excluir
  4. Espero aprender bastante nesse curso. Estou com boas perspectivas. Liana Campêlo

    ResponderExcluir
  5. Eu sou Altaide, estava anciosa pelo curso e espero que ele venha vencer todas a minhas expectativas.

    ResponderExcluir
  6. É sempre bom aprender e compartilhar saberes. Espero aprender mais com este curso. Bons estudos a todos. Tainara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente amiga, isso contribuirá muito em nosso trabalho!!!!!!!!!!! Juliana Belo

      Excluir
    2. Estou muito feliz em participar desse curso,espero atender às expectativas, a troca de experiências sempre são bem vindas e, nós educadores sempre necessitamos de novas experiências para que tenhamos novos olhares às nossas práticas em sala de aula. Goretty Galvão.

      Excluir
  7. professora nao estou consseguindo fazer quase nada.

    bernadete

    ResponderExcluir
  8. estou com uma grande expectativa em relação ao curso,espero que seja bastante proveitoso e dinâmico para que eu possa, com isso enriquecer minha prática.aracelis

    ResponderExcluir
  9. otimo espero que consiga um bom aproveitamento e aprendizado para minha vida academica e passa um bom ensinamento para meus alunos e colegas de trabalho...Rosilene

    ResponderExcluir
  10. Espero aprender coisas novas e poder compartilhar tudo.Vera

    ResponderExcluir
  11. É sempre muito bom aprender e compartilhar experiências.



    kátia cilene

    ResponderExcluir
  12. Estou chegando na educação infantil agora, espero que o curso amplie os meus conhecimentos para que eu possa ajudar os professores do Cemei que desenvolvo o trabalho de pedagoga.

    ResponderExcluir
  13. O curso tem me proporcionado muitas aprendizagens, algumas das atividades já realizei com meus alunos, e tem sido de grande aceitação por eles. Este curso possibilita à prática do professor mais destreza. Creio que até o final terei agregado muitos conhecimentos a minha rotina de trabalho escolar. Parabenizo as professoras pela bela iniciativa. um bom trabalho. Marlene

    ResponderExcluir