Prospecção: minha Escola e Turma


Existe um lugar ideal para a Educação Infantil? A escola de Educação Infantil é “escolinha”? Que espaço é esse?

      Para Aguiar e Braidotti, a Educação Infantil constitui-se num espaço pedagógico para além de recreações, de comemorações, de “tia”, de improvisos, ou seja, não é um parque de diversões. Ele é um ambiente que exige profissionais altamente qualificados, com propostas pedagógicas fundamentadas em teorias educacionais que sustentam as práticas diárias dos envolvidos na complexa tarefa de educar.
      Ambientes estes com presença de tecnologias que precisam ser entendidas como meio, como linguagem visando às crianças processos de criação, descoberta e comunicação voltados a uma participação ativa na construção de conhecimentos e na produção de cultura. 
 
Faça um exercício prospectivo para analisar o cenário da escola na qual sua turma de Educação Infantil está inserida. Descreva-as aqui, numa perspectiva de prospecção, os diversos recursos tecnológicos disponíveis na escola, o papel da Arte na formação das crianças e os instrumentos metodológicos utilizados.

Preencha o formulário abaixo:


15 comentários:

  1. Escola Municipal Murilo Braga é uma escola que atende uma comunidade de crianças muito carente e de educação familiar quase zero por isso nos educadores aqui temos que estar muito atento a cada minuto e a cada momentos.
    Mara

    ResponderExcluir
  2. Minha escola é referência no ensino infantil na zona norte de Teresina: CMEI Tia Myriam III. Liana Campêlo

    ResponderExcluir
  3. E.M.Roberto Cerqueira Dantas, fica na zona norte, bairro monte verde.trabalho com alunos de 3°e4° ano.A escola é uma grande incentivara do uso da arte,nela te aulas de Dança, teatro. ela assiste 1045 alunos.

    ResponderExcluir
  4. Minha escola fica localizada na Cerâmica Cil zona Sul, trabalho com criança de 5º ano . Uma escola bem grande mas se integra e busca ajudar a famíla

    ResponderExcluir
  5. CMEI RUTH CARDOSO fica na zona sul,entre a vila irma dulce com o parque eliane com alunos do ensino infantil.Atende crianca muito carente e de baixa renda familiar.ROSILENE CAMPELO

    ResponderExcluir
  6. Sou Diretora no CMEI PARQUE FIRMINO, zona norte de Teresina.Temos 6 turmas:UMA (1) DE maternal I, duas (2) DE maternal II, DUAS (2) de 1º período euma (1) de 2º período.Temos 147 alunos e somos bastante solicitados na regiaõ. Desempenhamos uma ótimo trabalho, mas ainda temos muito a aprender e a desenvolver junto aos professores, alunos, funcionários, pais e comunidade. Juliana Belo

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Minha escola fica situada no povoado Oriundo, na zona rural de UNIÃO É UMA ESCOLA QUE TRABALHA COM ALUNOS DA CRECHE AO 9º ANO. ADOTAMOS UM SISTEMA EDUCACIONAL VOLTADO A INCLUSÃO, BUSCAMOS OFERECER A ESTAS CRIANÇAS AMPARO SOCIAL E PRINCIPALMENTE EDUCACIONAL.

    ResponderExcluir
  9. Minha escola fica situado na zona roral de União . Trabalha com alunos da creche ao 9º ano e ainda com a EJA. Adotamos um método de ensino em parceria não apenas com apoio da Secretaria de Educação mais acima de tudo com o apoio da comunidade. BJS KARLA DANIELLE.

    ResponderExcluir
  10. Minha escola fica situada no povoado Oriundo, na zona rural de UNIÃO É UMA ESCOLA QUE TRABALHA COM ALUNOS DA CRECHE AO 9º ANO. ADOTAMOS UM SISTEMA EDUCACIONAL VOLTADO A INCLUSÃO, BUSCAMOS OFERECER A ESTAS CRIANÇAS AMPARO SOCIAL E PRINCIPALMENTE EDUCACIONAL.

    JOSE OSMAR.

    ResponderExcluir
  11. A escola que trabalho como diretora é o Cmei Recanto dos Pássaros, que fica localizada na Quadra B 05 - S/N, no Loteamento Recanto dos Pássaros, próximo ao Residencial Deus Quer. O nome é lindo e as pessoas às vezes perguntam se realmente lá existem pássaros e eu sempre respondo afirmativamente. Esta escola foi inaugurada em 11 de agosto de 2008. Na época havia apenas 5 turmas, com um número reduzido de funcionários. Hoje a escola cresceu, o número de alunos e turmas aumentou, no entanto o quadro de funcionários, foi reduzido. Antes tínhamos uma auxiliar de gestão e agora esta funcionária foi demitida. Se nossa escola funcionava sem secretária e apenas com uma auxiliar de gestão que fazia o papel de secretária e agora como estamos, imagine!!!!!!!
    Nossa escola possui 8 turmas e 174 alunos maravilhosos, os quais recebem e dão muito carinho. Trabalhamos diariamente no sentido de educar e cuidar.
    Este ano iniciamos uma parceria com o Programa Saúde da Família do nosso bairro, os quais trabalham a medicina preventiva, o que veio acalhar com o que estávamos pensando, pois necessitávamos de um profissional (médico ou enfermeira, ou nutricionista) que pudesse falar para os pais sobre hábitos de higiene, cuidados com a saúde das crianças,dentre outras coisas e a equipe veio e, no dia 1º de março, dia de nossa 1ª reunião de Pais e Mestres, veio toda a equipe (médio, enfermeira, dentista, agentes de saúde) falar para os pais sobre a saúde das crianças. Foi uma palestra maravilhosa.
    O ano passado levamos nossas crianças à Ponte Estaiada e foi uma linda experiência, pois as crianças acharam muito lindo ver a cidade de um outro ponto de vista.
    A última, ontem fomos ao circo, aqui no bairro e as crianças adoraram, é maravilhoso ver a carinha das crianças após uma aula passeio e e hoje (manhã e tarde) não foi diferente.
    Jesus Assunção

    ResponderExcluir
  12. Sou Pedagoga do Cmei Tia Carlota, que atende crianças muito carentes da zona norte da capital. Apesar da situação estrutural deficiente de nossa escola, procuramos desenvolver um trabalho sério e comprometido com toda a comunidade escolar envolvida no processo educacional.
    Dayane Martinelle

    ResponderExcluir
  13. adorei esse blog, achei umas dicas muito legais para plicar no colegio imirim sp, gostei demais

    ResponderExcluir
  14. Muito bom esse conteúdo, aqui em nossa escola particular zona norte estávamos precisando!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom esse conteúdo, vou indicar para a minha equipe no colegio zona norte SP , amei a ideia criativa, recomendo colocarem em prática esse projeto, excelente!

    ResponderExcluir